Durante a realização da endoscopia podem ser encontrados pólipos no esôfago, no estômago e no duodeno e durante a realização da colonoscopia podem ser encontrados pólipos no cólon (intestino grosso). Pólipos são tumores benignos que podem aparecer no aparelho digestivo após um crescimento de células, normalmente eles não causam sintomas.
A remoção de pólipo é realizada durante a endoscopia ou durante a colonoscopia, esse procedimento é conhecido como polipectomia. O procedimento será realizado com o paciente sedado, o médico endoscopista removerá os pólipos com uma pinça ou com uma alça de polipectomia. É realizado em caráter ambulatorial, ou seja, não há necessidade de internamento, após a recuperação anestésica o paciente receberá alta e orientações médicas.
A polipectomia é um procedimento importante, pois alguns pólipos podem evoluir para câncer, assim a retirada desses pólipos pode prevenir câncer do aparelho digestivo. Os pólipos retirados serão encaminhados para um laboratório de patologia a fim de diagnosticar o tipo do pólipo. Após esse resultado o médico indicará como será o acompanhamento do paciente, ou seja, quando será a nova endoscopia ou colonoscopia para investigação de novos pólipos.
Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades