Passagem de sonda por endoscopia

Alguns pacientes podem evoluir com dificuldade de engolir e pode ser necessário utilizar uma sonda nasoenteral para administrar líquidos, alimentos e medicações. Essa sonda é colocada no nariz e a sua extremidade fica no estômago ou no intestino.

A sonda pode ser utilizada em pacientes inconscientes, pois não serão capazes de deglutir, em pacientes com alguma obstrução no aparelho digestivo que impede a passagem do alimento, em pacientes com recusa alimentar e em pacientes com dificuldade de deglutir.


É importante que a causa da dificuldade alimentar seja investigada, pois a sonda nasoenteral é utilizada como um método temporário de alimentação, uma vez que o uso prolongado dessa sonda pode gerar complicações como sinusite, esofagite, erosão nasal e obstrução ou migração da sonda. 


A passagem da sonda nasoenteral é uma conduta da equipe de enfermagem ou uma conduta médica, porém em alguns casos pode ser necessário que a passagem dessa sonda seja realizada através da endoscopia, muito comum em pacientes internados na uti. Nesses casos o endoscopista realizará o procedimento com o paciente sedado e conduzirá a sonda com o auxílio de pinças, podendo posicionar a extremidade da sonda no intestino delgado. Após o procedimento a sonda poderá ser utilizada para administração de líquidos, alimentos e medicações. 


Caso seja necessária utilização da sonda nasoenteral por um período maior do que seis semanas, pode ser necessário a realização de gastrostomia endoscópica nesse paciente, ou seja, colocação de uma sonda alimentar diretamente no estômago por endoscopia.

Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades

Dra. Ingrid Puig ©2022 Todos os direitos reservados