Ligadura elástica de varizes de esôfago

Pacientes com doenças que acometem o fígado, como cirrose ou esquistossomose, podem apresentar varizes esofágicas que são veias dilatadas no esôfago, elas surgem devido a um aumento da pressão na veia porta.

O diagnóstico é realizado através da endoscopia, assim pacientes com essas patologias devem realizar o exame de forma eletiva como um screening para varizes de esôfago, para varizes do estômago e para varizes do duodeno. 


Muitas vezes os pacientes com varizes são assintomáticos, mas alguns podem apresentar ruptura desses vasos e evoluir com vômitos com sangue ou fezes com sangue que são sintomas da hemorragia digestiva. O paciente deverá ir para o hospital imediatamente para que possa receber atendimento de emergência, após estabilização do paciente e realização de exame de sangue, ele será submetido a uma endoscopia digestiva alta para avaliar o tratamento dessas varizes. 


Um dos tratamentos para varizes esofágicas é a ligadura elástica que tem como objetivo controlar sangramentos ativos, através de uma hemostasia, e prevenir sangramentos, ou seja evitar a ruptura desses vasos sanguíneos. O procedimento é realizado durante a endoscopia com o paciente sedado por um médico anestesista. 


Durante o exame o médico endoscopista identifica as varizes esofágicas que precisam ser tratadas, em seguida o médico aplica anéis de elástico em volta das veias ocasionando uma hemostasia, o objetivo é interromper o fluxo sanguíneo nessas veias, seja para controlar o sangramento, seja para evitar sangramento. 


Após o exame o paciente deverá ingerir dieta líquida por dois dias e em seguida dieta pastosa por mais dois dias, caso não tenha sintomas após os quatro dias, poderá retornar a dieta habitual. O procedimento deverá ser repetido após quatro semanas até a erradicação completa das varizes.

Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades

Dra. Ingrid Puig ©2022 Todos os direitos reservados