Balão intragástrico

É um dispositivo que apresenta forma de bola e que é colocado no estômago através da endoscopia para auxiliar no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Esse balão é feito de silicone, é preenchido com solução salina ( 400 a 700ml) com a função de diminuir o volume interno do estômago.

Como é a colocação e a retirada do balão intragástrico?

A colocação e a retirada do balão intragástrico ocorre através da realização de um procedimento endoscópico onde o paciente será anestesiado por um médico anestesista. Durante a colocação o balão é preenchido dentro do estômago sendo visualizado através da endoscopia. Na retirada o paciente estará entubado, o médico endoscopista esvaziará o balão com uma agulha e com um cateter e em seguida o retirará com uma pinça, sem necessidade de cirurgia, será por endoscopia.  O procedimento é considerado seguro e de baixo risco, sendo realizado em ambiente hospitalar ou em Day Hospital, sem necessidade de internação.  É um procedimento transitório, o paciente utilizará o balão por um período de 6 a 12 meses.


Qual a perda de peso esperada com o balão intragástrico?

A média de perda de peso é entre 15-20% do peso inicial. A maior eficácia do tratamento é alcançada quando o paciente realiza o acompanhamento multidisciplinar com consultas frequentes com o médico endoscopista, com o nutricionista, com o endrocrinologista, com o psicólogo e com o educador físico. O objetivo é que o paciente tenha um tratamento individualizado e que seja visto como um todo para que ele possa adquirir novos hábitos e que consiga obter uma perda de peso efetiva que traga melhorias na qualidade de vida.


Como o balão intragástrico pode ajudar a emagrecer?

O balão auxilia na perda de peso por ser um dispositivo que tem como objetivo causar saciedade precoce e assim diminuição da ingesta alimentar.  O balão terá uma ação mecânica, ele ocupará em média 60% do reservatório gástrico.  O balão possui ainda uma ação hormonal, pois através do estímulo gástrico há uma diminuição nos níveis de Grelina (hormônio da fome), o paciente perceberá uma diminuição na sensação de fome. Além desses dois mecanismos, o balão gástrico causa uma distensão na parede do estômago, dessa forma ele estimula o nervo vago e este diminui o esvaziamento gástrico, assim o paciente se sentirá saciado e sem fome por mais tempo.


Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades

Dra. Ingrid Puig ©2022 Todos os direitos reservados