O endoscopista pode precisar realizar endoscopia de urgência ou emergência para a remoção de corpo estranho do aparelho digestivo. É mais comum de ocorrer em crianças, pois podem ingerir acidentalmente moedas, pilhas, baterias, imas e peças de brinquedos. Pode ocorrer ainda em pacientes psiquiátricos que ingerem objetos pontiagudos como agulhas e alfinetes. Normalmente em adultos ocorre por ingesta alimentar como osso de galinha ou espinha de peixe.
Os sintomas mais comuns que os pacientes apresentam são: salivação, dor na região do pescoço ou do peito e dificuldade de engolir. Esses objetos, a depender do tipo e da localização, devem ser removidos por endoscopia ou colonoscopia, pois podem causar perfuração do órgão onde está localizado.
Normalmente após a localização do objeto, por radiografias ou por tomografia, e após o jejum adequado, o endoscopista irá realizar o exame com sedação e irá remover o corpo estranho com o auxílio de pinças.
Alguns casos de ingesta de corpo estranho podem ser acompanhados para aguardar a eliminação de forma espontânea como nos casos de moedas em estômago em pacientes assintomáticos.
Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades