Endoscopia pediátrica

A endoscopia digestiva alta é um procedimento seguro e eficaz para o diagnóstico de doenças gastrointestinais, é realizada em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até adolescentes. 

Todo o cuidado e atenção devem ser oferecidos no atendimento à criança e ao adolescente, é de grande importância a escolha do local para realização do exame, pois existe algumas particularidades em relação ao exame em adultos, como por exemplo o tamanho do aparelho a ser utilizado. A presença de uma equipe multiprofissional habituada ao atendimento pediátrico propicia uma maior segurança, bem-estar e conforto ao paciente e seus familiares.

O médico endoscopista deverá ter conhecimento em Endoscopia Pediátrica e estar habituado a realizar procedimentos em crianças e adolescentes juntamente com uma equipe de enfermagem com expertise nesse tipo de atendimento.

Antes de iniciar o exame o médico conversará com o responsável pela criança ou adolescente para entender a indicação do exame, para conhecer o histórico de saúde do paciente e para esclarecer as dúvidas sobre o procedimento.


O exame nessa faixa etária deverá ser sempre realizado com sedação aos cuidados do médico anestesista, o paciente será mantido sob contínuo monitoramento e com todo o suporte durante a realização do exame.

Para realizar endoscopia é necessário que o paciente esteja em jejum, o exame é seguro e confortável, a criança e o adolescente não sentirão desconforto durante o procedimento. É permitido que os pais permaneçam na sala de exame até o início da sedação para que a criança e o adolescente se sintam mais seguros.Durante o exame serão realizadas biópsias, geralmente o médico biopsia o esôfago, o estômago e o duodeno.

O exame dura em torno de vinte a trinta minutos, após o exame os pacientes permanecerão na sala de recuperação anestésica até que estejam bem acordados e sem queixas.

As indicações mais frequentes para realização de endoscopia são: dor abdominal, perda de peso, vômitos persistentes, intolerância alimentar, déficit de crescimento e diarreia crônica. Através desse exame é possível diagnosticar algumas doenças do aparelho digestivo como gastrite, doença celíaca, doenças inflamatórias e esofagite eosinofílica.

A endoscopia digestiva, além de ser utilizada como um exame eletivo, pode ser utilizada em condições de emergências em paciente com quadro de hemorragia digestiva ou com ingesta de corpo estranho. Alguns pacientes podem apresentar vômitos com sangue ou fezes com sangue, sendo necessário realizar endoscopia para descobrir a causa do sangramento e também para tratar a causa da hemorragia. Outros pacientes podem precisar realizar a endoscopia para remoção de um corpo estranho, como por exemplo, crianças que ingeriram moedas, pilhas, baterias ou até peças de brinquedos.

A endoscopia pediátrica é um desafio, pois cada paciente tem sua história e suas particularidades, o médico endoscopista lida com o medo dos pais e dos seus filhos. Assim é importante escolher uma equipe bem treinada e habituada ao atendimento de crianças e adolescentes para trazer conforto e segurança a família e aos pacientes. O ato de cuidar da saúde do próximo é um gesto de amor, um sorriso sincero, palavras de carinho e paciência são imprescindíveis ao cuidar de uma criança.

Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades

Dra. Ingrid Puig ©2022 Todos os direitos reservados