Balão deglutível: inovação tecnológica para auxiliar no emagrecimento

Muitas pessoas têm grandes dificuldades para emagrecer e acabam desenvolvendo uma série de doenças, como as cardiovasculares, renais, no fígado, obesidade, dentre outras. Atualmente, existem diversas alternativas e técnicas para reduzir o excesso de gordura, desde as mais simples como a prática esportiva e reeducação alimentar até as mais invasivas, como as cirurgias. Uma das maiores inovações tecnológicas nessa área é o balão deglutível. 

 

De acordo com a Endoscopista e Cirurgião geral, Dra. Ingrid Puig, o balão intragástrico é uma alternativa para o tratamento da obesidade para aqueles pacientes que tiveram dificuldade na perda de peso com dieta e atividade física. Ainda de acordo com a médica, atualmente há diversos modelos de balão no Brasil, como o balão de 6 meses, o balão de 12 meses, o balão ajustável e recentemente o balão deglutível (Elipse). “Diferente dos outros modelos de balão, o Elipse é um balão em formato de capsula que será ingerido pelo paciente. O balão terá uma ação mecânica, ocupará espaço no interior do estômago, assim haverá uma redução da ingesta alimentar o que contribuirá com a perda de peso”, comentou Dra. Ingrid.

Técnica O balão deglutível é uma técnica moderna e menos invasiva para tratar a obesidade, não é necessária endoscopia e nem anestesia para a colocação e a retirada do balão. “O paciente ingere a cápsula-balão com água, em seguida o médico especialista preenche o balão com 550ml de uma solução específica após a confirmação do posicionamento do balão no estômago.  Esse balão apresenta uma válvula degradável que se romperá após 4 meses de uso, assim o balão se esvaziará espontaneamente e será eliminado pelas fezes”, explicou a médica. 

 

Ela explica também que não é necessário internamento do paciente para a realização do procedimento, após a colocação do balão o paciente poderá ir para casa onde realizará repouso por uma semana. “No mesmo dia do procedimento o paciente poderá ingerir uma dieta líquida que será prescrita pela nutricionista da equipe e fará uso de medicações para evitar náuseas, vômitos e dor abdominal”, finalizou ela.

 

 

Resultados 

A maior eficácia do tratamento é alcançada quando o paciente realiza acompanhamento multidisciplinar com consultas frequentes com o médico endoscopista, com o nutricionista, com o endrocrinologista, com o psicólogo e com o educador físico. 

 

O objetivo é que o paciente tenha um tratamento individualizado e que seja visto como um todo para que ele possa adquirir novos hábitos para obter uma perda de peso efetiva que traga melhorias na qualidade de vida. 

 

A grande vantagem do uso do balão deglutível é que a perda de peso proporcionada por ele é capaz de ajudar no controle da pressão arterial, dos níveis glicêmicos, dos níveis de colesterol e de triglicérides através de uma técnica inovadora e menos invasiva para o tratamento da obesidade.

 

Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades

Dra. Ingrid Puig ©2022 Todos os direitos reservados